Morre Lorenzo Odone

Quem viu o filme O Óleo de Lorenzo [1] irá se lembrar.

Família Odone
Além de contar uma história de amor e superação, o filme retrata a vida de Lorenzo Michael Murphy Odone, acometido de uma doença genética raríssima chamada adrenoleucodistrofia ou ALD, que destrói progressivamente o sistema neurológico.

A doença ataca a bainha de mielina, a camada que envolve o axônio, um prolongamento dos neurônios, responsável pela condução dos impulsos elétricos. Entre os sintomas, estão a disfunção adrenal, perda da memória, visão, audição, fala e demência grave.

Contrariando todos os prognósticos de uma estimativa de vida curta, Lorenzo, graças ao óleo à base de oliva e canola, resultado de uma incansável pesquisa iniciada pelos próprios pais [2], teve uma sobrevida até completar 30 anos. Lorenzo morreu enquanto dormia no último dia 30 de maio, um dia após o seu aniversário. A causa morte não foi a ALD, mas uma broncopneumonia persistente devido ao acúmulo de alimentos aspirados pelo pulmão.

Segundo uma nota no G1, o pai de Lorenzo, Augusto Odone, pretendia cremar o corpo do filho para juntar suas cinzas às da mãe, Michaela Odone, morta em 2000 vítima de câncer.

[1] Não tive tempo de atualizar a lista da direita, mas esse é definitivamente um ótimo filme. Para os preconceituosos que não assistem a filmes mais velhos, assistam antes de dizer qualquer coisa.
[2] A briga dos pais de Lorenzo pra descobrir o óleo e convencer os médicos que estavam certos é contada no filme.

Copiado descaradamente de...
Fonte: Saber é Bom Demais

6 bedelhos metidos:

mariane disse...

Esse filme é ótimo !!! tipo, o mais incrivel é que os pais do lorenzo conseguiram estudar tudo num tempo que nao existia internet. Tao mais do que de parabens, certamente.

Dot disse...

Pode crer...
Se não me engano, no filme, mostra eles recebendo um título honorário de medicina, ou algo parecido.

rhuan disse...

eu me emocionei com o filme,toda minha sala gostou!!!é uma pena q Lorenzo morreu se não fosse essa pneumonia ele estaria vivo até hojee.
No filme dis q Lorenzo começa a mecher no computador aos 14 anos
e se comunicava com os olhos.

Anônimo disse...

A história do filme é linda assisti e recomendo para outras pessoas para quem não sabe Lorenzo viveu até os 30 anos,pois no final do filme deixa isso em branco,se ele ainda estava vivo ou não.De qualquer forma é uma maravilhosa historia.

jenniffer disse...

se existe amor verdadeiro sem barreiras o filme e os pais de lourenzo e uma prova de vida disso mesmo com tudo contra eles na epoca provarao que o impossivel nao existe vi o filme varias vezes e recomendo para todos...

lucilenemelo disse...

Eu assistir o filme com minha filha de apenas 5 anos de idade,nos emocionamos bastantes,com a historia,que é sem duvidas nenhum uma historia de amor.A mãe dele foi uma verdadeira enfermeira,que cuidou do seu filho com o amor incomparável.Estudamos juntas o que seria o ALD, para entender melhor o filme.Aprovado e recomendado